Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management

 

Geomorfologia

Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da terra, e a origem das formas do relevo, tais como a geologia e solos.Esta ciência e uma combinação de geologia, física, química, biologia e história, resultando na criação de ambientes geográficos e topográficos complexos (Anderson 2008).

Muitos processos causam impactos na geomorfologia de uma bacia hidrográfica e este capítulo sobre a geografia, apresenta uma breve visão sobre os principais processos motores.

Geomorfologia da Bacia Hidrográfica

A geomorfologia da bacia do rio Limpopo é descrita em termos de:

Grande escarpamento no canhão do rio Blyde na província de Mpumalanga, África do Sul.
Fonte: Salvatori 2009
( clique para ampliar )

O vale da bacia do rio Limpopo separa, a norte e sul, áreas de planaltos do Zimbabué da África do Sul (também conhecido por Cape-Transvaal Highveld), e faz fronteira com a bacia de Kalahari a oeste (FAO 2004; Bridges 1990). Estas feições são ilustradas no mapa abaixo (à esquerda).

A região é atravessada pelo Grande Escarpamento que se estende a partir da margem esquerda da Namíbia e o planalto de Angola, passando pela África do Sul e a norte do rio Zambeze no Zimbabué (Bridges, 1990). Esta unidade varia em altura, atingindo a sua máxima altura nacordilheira de Drakensberg, localizada na África do Sul, a aproximadamente 3 299 m acima do nível médio das águas do mar (Bridges 1990). Veja o mapa abaixo (á direita).

Áreas geomorfológicas na África Austral.
Fonte: after Bridges 1990
( clique para ampliar )
O grande escarpamento da África Austral.
Fonte: after Bridges 1990
( clique para ampliar )