Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da terra, e a origem das formas do relevo, tais como a geologia e solos.Esta ciência e uma combinação de geologia, física, química, biologia e história, resultando na criação de ambientes geográficos e topográficos complexos (Anderson 2008).
Muitos processos causam impactos na geomorfologia de uma bacia hidrográfica e este capítulo sobre a geografia, apresenta uma breve visão sobre os principais processos motores.
Geomorfologia da Bacia Hidrográfica
A geomorfologia da bacia do rio Limpopo é descrita em termos de:

Grande escarpamento no canhão do rio Blyde na província de Mpumalanga, África do Sul.
Fonte: Salvatori 2009
( clique para ampliar )
O vale da bacia do rio Limpopo separa, a norte e sul, áreas de planaltos do Zimbabué da África do Sul (também conhecido por Cape-Transvaal Highveld), e faz fronteira com a bacia de Kalahari a oeste (FAO 2004; Bridges 1990). Estas feições são ilustradas no mapa abaixo (à esquerda).
A região é atravessada pelo Grande Escarpamento que se estende a partir da margem esquerda da Namíbia e o planalto de Angola, passando pela África do Sul e a norte do rio Zambeze no Zimbabué (Bridges, 1990). Esta unidade varia em altura, atingindo a sua máxima altura nacordilheira de Drakensberg, localizada na África do Sul, a aproximadamente 3 299 m acima do nível médio das águas do mar (Bridges 1990). Veja o mapa abaixo (á direita).
 Áreas geomorfológicas na África Austral. Fonte: after Bridges 1990 ( clique para ampliar )
|
 O grande escarpamento da África Austral. Fonte: after Bridges 1990 ( clique para ampliar )
|