Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management

 

Temperatura da Água

A temperatura da água éumadas determinantes mais importantes da qualidade da água, porque ela pode afectar o seguinte:

  • Níveis de oxigénio dissolvido. A solubilidade do oxigénio reduz-se, quando a temperatura da água aumenta.
  • Processos químicos. A temperatura afecta a solubilidade e as taxas de reacções químicas. No geral, as reacções químicas ocorrem mais rapidamente em temperaturas mais altas.
  • Processos biológicos. A temperatura afecta o metabolismo, o crescimento e a reprodução.
  • Composição das espécies do ecossistema aquático. Muitas espécies aquáticas só podem sobreviver dentro de uma faixa limitada de temperatura.
  • Densidade da água e estratificação. A água é mais densa a 4ºC. Diferenças de temperatura entre camadas de água (por conseguinte densidade) provocam a estratificação e a rotação sazonal das camadas da água dos lagos.
  • Estímulos ambientais para as etapas da história da vida. Mudanças na temperatura da água funcionam como um sinal para o surgimento dos insectos aquáticos ou para os peixes desovarem.

A mais importante fonte de calor para a água doce é geralmente o sol, embora ela pode ser afectada pela temperatura dos influxos de água (tais como: precipitação, escoamento superficial, água subterrânea e água dos tributários a montante), trocas de calor com o ar e perdas ou aquisição através da evaporação ou condensação.

A temperatura da água flutua entre dia e noite (mudanças diurnas de temperatura) e por períodos mais longos de tempo (por exemplo, sazonais).

A temperatura da água varia ao longo da extensão do rio com a latitude e altitude mas pode também variar entre pequenas secções, modificando em apenas alguns metros de distância, dependendo das condições locais. Por exemplo, num charco profundo e à sombra, a água é mais fria que noutro raso e exposto ao sol; Em lagos a temperatura pode variar com a profundidade, de acordo com as características de mistura e a profundidade em que a luz do sol pode penetrar. A água superficial está entre 0º e 30º, embora nascentes quentes podem exceder os 40 ºC.

Armazenamento de água em barragens, tais como a barragem de Massingir em Moçambique, pode alterar regimes de temperatura nos rios.
Fonte: Vogel 2008
( clique para ampliar )
Barragem de Inyankuni, Zimbabué.
Fonte: Schäfer 2010
( clique para ampliar )