Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
 Princípios
 Impactos Humanos na Qualidade da Água
 Água Subterrânea
 Efluentes Agrícolas e Eutrofização
 Indústria e Mineração
 Salinidade
 Dureza
 Organismos Microbiológicos e Patogénicos
 Metais Pesados
 Poluentes Orgânicos Persistentes
Temperatura da Água
 Radio-Nuclídeos
 Estudo de caso
 Adequação ao Uso
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Temperatura da Água  

Actividades humanas que afectam a temperatura da água incluem: a descarga da água de refrigeração ou de efluentes industriais aquecidos; a agricultura e exploração de florestas (causando a redução de sombras); o desenvolvimento urbano (alterando as características e o trajecto do escoamento das águas pluviais); assim como outras actividades humanas que produzem mudanças climáticas.

Outro meio de influenciar temperaturas aquáticas é a mudança da profundidade de água através da construção de barragens e a captação de água. Isto leva à estratificação térmica, que corresponde a uma mudança de temperatura em diferentes profundidades. Dependendo dos padrões de estratificação no reservatório, oxigénio dissolvido, turbidez, e concentração de nutrientes podem se alterar drasticamente quando comparados com o ambiente anterior do rio e ter efeitos negativos sobre os seres vivos que vivem a jusante do rio. Para algumas espécies de peixe, a temperatura de água actua como estímulo para iniciar a desova. A libertação de água aquecida das camadas superiores ou de água fria do fundo do reservatório para o rio a jusante pode conduzir a perturbações no ciclo de vida dos peixes e mesmo à sua eliminação ou extinção. É portanto importante manter o regime natural de temperatura na área a jusante do reservatório. Uma forma de obter este objectivo pode resultar de retiradas selectivas da água do reservatório. Isto significa mistura cuidadosa de água mais quente e rica em oxigénio, libertada das camadas superiores, com água das camadas inferiores mais frias, mais pobres em oxigénio e mais ricas em nutrientes (Namang 1998).

Estudos de Caso

O Sistema do Rio Blyde

O Blyde é um sistema robusto mesmo que perturbado por estratégias presentes de descarga. Uma das razões é que a vegetação está combatendo muitos dos possíveis problemas associados a descargas. Contudo, o sistema pode estar na eminência de um desastre, segundo alertas. Algumas das espécies de peixe não estão reproduzindo a jusante de Blydepoort Barragen por causa de diferenças de temperatura. Raízes de vegetação na borda marginal estão expostas, devido à operação pulsada.

Fonte: DWAF 2001


Barragens podem alterar regimes de temperatura que ocorrem naturalmente.
Fonte: ARA-SUL 2008
( clique para ampliar )

O Sistema do Rio Mzingwane

A temperatura da água varia com a profundidade. A temperatura da água afecta as movimentações dos peixes, isto significa que alguns peixes preferem movimentar-se entre meio-dia e o meio da tarde quando as temperaturas são altas, enquanto que outros movimentam-se ao fim da tarde e a noite. A sobrevivência de ovos e larvas estão directamente relacionadas com temperaturas específicas. A temperatura da água é normalmente superior à superfície do que no fundo. Espécies dependentes de temperaturas específicas podem ser capazes de suportar as mudanças, mas podem ficar afectadas no seu estado reprodutivo. O meio ambiente nos locais A, B e C no rio Mzingwane não oferece nenhuma alternativa de habitat baseada na temperatura. As lagoas rasas por vezes ficam demasiado quentes para a sobrevivência dos peixes.

Fonte: Gwazani 2007

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio