Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
 Princípios
 Impactos Humanos na Qualidade da Água
 Água Subterrânea
 Efluentes Agrícolas e Eutrofização
 Indústria e Mineração
 Salinidade
 Dureza
 Organismos Microbiológicos e Patogénicos
 Metais Pesados
 Poluentes Orgânicos Persistentes
 Temperatura da Água
 Radio-Nuclídeos
Estudo de caso
 Adequação ao Uso
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Estudo de caso: Qualidade de Água Rio Elephantes Superior  

O número de actividades de uso de solo e água quetêm lugar no sistema a montante do rio dos Olifants são de importância estratégica na África do Sul (actividade mineira, agricultura, industrial e produção de energia) (Basson 2010). Estas actividades dependem grandemente de uma variedade de bens e serviços que derivam dos ecossistemas aquáticos da área para manteros seus processos. Infelizmente tem havido consequências e o rio dos Olifants tem sido descrito como um dos rios mais poluídos da África Austral devido a factores de tensão induzidos pelo homem que estão presentes na bacia.

Embora o rio dos Olifants a montante seja afectado por muitas variáveis, tal sistema é normalmente condicionado por um número pequeno de variáveis-chave (por exemplo: metais pesados, drenagem ácidas de mina, concentrações totais de fosfato provenientes de esgoto tratado ou parcialmente tratado). Associado a estas variáveis-chave há limiares de concentrações que contribuem para a resiliência do sistema e portanto a sua habilidade para suportar e recuperar dos vários factores de tensão. (Basson 2010).

Tributário da bacia do Rio dos Olifants Superior - altamente afectado por efluentes industriais.
Fonte: CSIR 2010
( clique para ampliar )

CSIR Avaliação do Risco de Poluição de Águas Superficiais do Sistema a Montante do Rio dos Olifants: Implicações para a Saúde do Ecossistema Aquático e Saúde dos Consumidores Humanos

O propósito do estudo CSIR é identificar variáveis críticas no rio dos Olifants e seus tributários e determinar os seus limiares,fazendo uso do novo conjunto de indicadores ecológicos em diferentes níveis tróficos e da posição que um organismo ocupa na cadeia alimentar, assim como, de um conjunto amplo de técnicas moleculares que forneçam estimativas precisas dasaúde do ecossistema na área do estudo. Estes dados serão utilizados para identificar claramente as fontes dos diferentes factores de tensão e serão particularmente úteis para desenvolver e refinar respostas apropriadas de gestão de qualidade de água, processos de decisão ou medidas de reparação para os Rios da bacia a Montante do Rio dos Olifants (Basson 2010).

O estudo é levado a cabo por um grupo de cientistas experientes representando diferentes disciplinas científicas. Trata-se de uma bacia e de um sistema aquático altamente complexos, com muitos factores envolvidos na criação da situação actual. Uma investigação rigorosa é necessária para compreender os indutores de mudança e os processos ecológicos múltiplos e respostas resultantes desta mudança (Basson 2010).

O CSIR está também a levar a cabo o estudo na área de Waterberg para determinar o status ecológico dos rios.

Perguntas:

Dr. Paul Oberholster
poberholster@csir.co.za

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio