Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
 Princípios da Hidrologia
 Hidrologia da Bacia
 Água Superficial
 Água Subterrânea
 Interacções
 Cheias
Balanço Hídrico
 Hidrologia da África Austral
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Balanço Hídrico  

Como foi dito na secção Princípios de Hidrologia, Balanço Hídrico é o conceito utilizado para compreender a disponibilidade e o estado global dos recursos hídricos no sistema hidrológico, considerando todos os influxos e as descargas para dentro e fora da bacia.

A informação abaixo apresenta um balanço hídrico inicial. Contudo uma estimativa mais completa e holística do balanço hídrico é necessária se se pretender que os objectivos da gestão integrada dos recursos hídricos na bacia do rio Limpopo sejam atingidos.

A definição de âmbito e alcance para a realização do estudo conjunto da bacia do rio Limpopofeita pela LBPTC, identificou grandes volumes de informação regional e nacionais relevantes para o desenvolvimento do balanço hídrico. Contudo, o desenvolvimento de um balanço hídrico ao nível da bacia provavelmente requererá informação integrada e normalizada sobre o influxo e a descarga a ser reunida caso se desejar calcular um balanço hídrico preciso para toda a bacia do rio.


O leito do rio Motloutse em baixo caudal.
Fonte: DiPerna 2009
( clique para ampliar )

Influxos

Precipitação

Como afirmado no capítulo Clima e Tempo, a precipitação é relativamente baixa nos tributários da margem setentrional esquerda da bacia do rio e nos tributários da margem sul direita, especialmente nos rios Marico, Olifants, Crocodilo e Steelpoort. O mapa abaixo mostra a distribuição de precipitação média anual na bacia do rio Limpopo. As regiões com as precipitações mais altas são mostradas em verde e azul.

Precipitação média anual da bacia do rio Limpopo.
Fonte: LBPTC 2010
( clique para ampliar )

Escorrimento Superficial

O mapa de esquema de escorrimento médio anual mostrado abaixo, criado a partir das actividades nacionais de gestão de recursos hídricos na África do Sul, mostra estimativas do escorrimento em Zimbabué e o escorrimento nos rios observados em Botsuana e Moçambique. Os escorrimentos superficiais na zona este do Botsuana e no sul de Zimbabué são muito baixos, muitas vezes tão baixo quanto 5 mm/ano.

Média anual do escorrimento superficial (mm/ano) – uma estimativa dos recursos hídricos naturais na bacia do rio Limpopo.
Fonte: LBPTC 2010
( clique para ampliar )

Influxo da Água Subterrânea

A água subterrânea éuma parte importante do balanço hídrico. Contudo, presentemente não há informação disponível sobre a escala do influxo subterrâneo (e descarga) da bacia do rio Limpopo.

Descargas

Evapo-Transpiração

O mapa abaixo ilustra a evapo-transpiração média da bacia do rio Limpopo. A evapo-transpiração varia entre 1 000 mm/ano a 2 000 mm/ano.

Evapo-transpiração através da bacia do rio Limpopo.
Fonte: FAO
( clique para ampliar )

Procura de Água

A procura de água, enquanto percentagem do Escorrimento Anual Mínimo é mostrado no mapa abaixo. Como pode ser visto neste mapa, a procura é maior nas sub-bacias dos rios Crocodilo, Sand, Mzingwani, Mwenezi e a jusante do Limpopo. Embora o rio Crocodilo tenha uma precipitação relativamente alta comparada com o resto da bacia, a procura de água em Pretoria e Joanesburgo é alta.

Procura de água como percentagem do Escoamento Anual Mínimo (MAR) para a bacia do rio Limpopo.
Fonte: LBPTC 2010
( clique para ampliar )

Balanço Hídrico

O mapa abaixo mostra o balanço hídrico estimado para bacia do rio Limpopo, calculado como um rácio do escorrimento superficial versos o uso da água por sub-bacia. Somente quatro das sub-bacias estão ”em equilíbrio”, e a sub-bacia de Changane que tem um excedente. As outras sub-bacias estão em défice, com 11 sub-bacias caindo na categoria de “muito baixa pressão .

Balanço hídrico estimado para a bacia do rio Limpopo.
Fonte: LBPTC 2010
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio