Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
 Princípios da Hidrologia
 Hidrologia da Bacia
 Água Superficial
 Água Subterrânea
Interacções
 Cheias
 Balanço Hídrico
 Hidrologia da África Austral
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Interacções entre Água Superficial/Água Subterrânea  

Os níveis freáticos na região são tradicionalmente rasos, particularmente mas zonas ribeirinhase nos leitos secos dos rios durante os períodos de baixo caudal.

A construção das barragens no rio Limpopo conduziu a interacções cada vez maiores entre a água subterrânea e a água superficial. Isto é devido aos longos períodos do ano onde as secções baixa e média do rio Limpopo estão secas (LBPTC 2010), com a água fluindo nos aquíferos aluvionarios do leito do rio como mostra a imagem abaixo.

Muitos dos rios do norte da bacia são efémeros, fluindo na superfície somente durante os fortes episódios de chuvas características da estação húmida na região.

Confluência dos rios Shashe e Limpopo.
Fonte: DiPerna 2009
( clique para ampliar )

Há ainda mais evidência como a redução observada no caudal do rio em Chokwé, com caudais reduzindo ano após ano desde a instalação da estação de medição de caudal (LBPTC 2010).

A ausência de informações consistentes, a nível global da bacia, no que concerne as interacções entre as águas subterrâneas e superficiais, é uma área de crescente preocupação no LBPTC Estudo Prospectivo (2010). Esta preocupação foi levantada porque a extracção de água subterrânea de um aquíferos aluvionário ou de um aquífero localizado junto a um leito de um rio tem uma influência na disponibilidade local de água mas também tem um impacto no consumo da água a jusante (humano e do meio-ambiente; LBPTC 2010).

Ecossistemas Dependentes de Aquíferos

Ecossistemas Dependentes de Aquíferos (ADE) são comunidades de plantas (e animais) que sobrevivem em ambientes de baixa disponibilidade de água, extraindo água dos aquíferos ao invésdos recursos de águas atmosféricas ou superficiais tradicionais (Colvin et al. 2003; Colvin et al. 2007; Xu et al. 2003). A maior parte das investigações relacionadas com a ADE na África Austral tem sido levados a cabo na África do Sul, com vários aquíferos identificados através do país, os quais fornecem água aos ADEs. Um destes aquíferos é o aquífero aluvionário sazonal presente no leito do rio Limpopo suportando vida animal e vegetal na zona ribeirinha do rio Limpopo em alguns períodos do ano.

Pensa-se que a actividade mineira e a irrigação utilizam aproximadamente 10 Mm³/ano dos aquíferos aluvionários do rio Limpopo. Como parte dos seus requisitos para licenciamento, uma das minas na região monitora o stress hídrico em comunidades de árvores ribeirinhas para determinar o impacto que essas extracções têm nos ecossistemas (Colvin et al. 2007).

A medida que o aquífero aluvionário do rio Limpopo se estende através da Área de Conservação do Grande Mapungubwe, a manutenção deste aquífero para suportar a biodiversidade torna-se crítica para esta região (Colvin et al. 2007).

Água Fluindo para fora da Bacia

A eficiência na utilização da água é hoje muitas vezes considerada à escala da bacia, assumindo que perdas de água através de ineficiências em uma parte da bacia afectará em última análise outras partes da bacia. Neste sentido há indicações de que a bacia do rio Limpopo não é um sistema fechado (CGIAR 2003). Pensa-se que o escorrimento superficial que escoa para dentro da água subterrânea na zona este da bacia, onde o escorrimento é mais elevado, atinge grandes profundidades e escoa a seguir para fora da bacia na direcção sueste (CGIAR 2003).

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio