Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
 Paisagem
 Geomorfologia
 Relevo
 Geologia
 Solos
Reservas Minerais
 Vegetação
 Cobertura da Terra
 Bacias da África Austral
 A Bacia do Rio e GIRH
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Reservas Minerais da Bacia do Rio Limpopo  

A extracção e processamento mineral é um processo fundamental na economia da região da África Austral. A presença e extracção de metais preciosos, os não preciosos e pedras preciosas têm contribuído para o desenvolvimento da região da SADC desde há muitos séculos, e os impactos positivos, bem como, também negativos sob ponto de vista social, cultural e ambiental.

Na bacia do rio Limpopo existe um elevado número de operações mineiras, que incluem a exploração, extracção de uma vasta gama de minerais e pedras preciosas incluindo: o ouro, asbestos, cobre, níquel, tungstênio, pirita e esmeralda (Ashton et al. 2001). No Botsuana, a maior parte das minas estão associadas a cinturões de xistos verdes mineralizados, sendo o cobre, ouro, níquel, as comodidades mais importantes (Ashton et al. 2001). Para além da África do Sul ser o maior produtor de ouro (uma indústria em declínio), é também líder na produção e exportação de vários metais incluíndo o antimónio, cromite, fluorite, pedras preciosas e ainda o diamante, manganês, platina, vanádio, e vermiculita. A actividade mineira no Zimbabué, é essencialmente concentrada no ouro, contando com mais de 2 000 minas em operação e locais dispersos no país (Ashton et al. 2001).

A mina de Phalaborwa, sub-bacia do rio dos Elefantes, África do Sul.
Fonte: Mac 2008
( clique para ampliar )

O mapa abaixo apresentado, ilustra a distribuição da actividade mineira em toda a bacia do rio Limpopo, por comodidade. Como o mapa indica, a maior parte das minas estão localizadas na África do Sul (Ashton et al. 2001), e alguma minoria (principalmente minas de ouro) localizadas no Zimbabué, existindo um número limitado de operações mineiras no Botsuana e em Moçambique.

Distribuição das reservas de minerais na bacia do rio Limpopo.
Fonte: Ashton et al. 2001
( clique para ampliar )

A discussão sobre os impactos destas actividades mineiras, particularmente relativa às necessidades de água, é tratada na página Indústria e Minas dentro do tema A Gestão dos Recursos e na página Impactos da Actividade Humana no capítulo Qualidade de Água (tema A Bacia do Rio).

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio