Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
 Ecologia
 Ecologia Aquática
Elementos Essenciais
 Habitats Aquáticos
 Vida nos Ecossistemas Aquáticos
 Factores que Afectam os Ecossistemas
 Terras Húmidas
 Biodiversidade
 A Avaliação dos Ecossistemas do Milénio
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Elementos Essenciais  

Todos os organismos precisam de água e nutrientes e a maior parte deles necessita de oxigénio para viver, crescer e reproduzir-se. Os organismos vivos diferem quanto ás suas necessidades específicas (p. ex., por estágio de vida ou actividade) e em como suprir essas necessidades).

Água

Os organismos são principalmente compostos de água e não podem funcionar sem ela, embora alguns possam sobreviver com muito pouca água quando não activos. Em habitats aquáticos, a água é uma fonte de oxigénio (ou seja, oxigénio dissolvido) e alimento (p. ex., partículas de matéria orgânica em suspensão).

Energia

Quase toda a energia usada por organismos vem do sol, directa ou indirectamente (algumas bactérias obtêm energia a partir de fontes químicas, por exemplo por oxidação do sulfureto). As plantas usam energia solar para produzir uma variedade de açúcares através do processo bioquímico da fotossíntese. Quando os animais se alimentam de plantas, fazem uso da energia "arranjada" pelas plantas. Os organismos que não produzem os seus próprios alimentos usando energia solar devem consumir outros organismos para obter carbono, energia e nutrientes.

Carbono

O carbono é um bloco construtor de açúcares, proteínas e gorduras que compõem os tecidos de todos organismos. Nas plantas, o dióxido de carbono e a água, juntamente com a energia proveniente da luz solar, agrupam-se em moléculas de açucar durante a fotossíntese. Os açúcares são armazenados no corpo da planta em forma de amido, mas podem ser combinados com outros químicos para formar outros tipos de moléculas (tais como a proteína). Encontra-se abaixo um diagrama esquemático do ciclo do carbono.

Todos os organismos precisam de água, energia, carbono, nutrientes, e oxigênio para viver, crescer e reproduzir-se.
Fonte: Hatfield 2010
( clique para ampliar )

Nutrientes

O nitrogénioe o fósforo são os nutrientes mais importantes para o crescimento das algas e plantas aquáticas, uma vez que estes se encontram frequentemente em falta em relação ás necessidades destes organismos. Outros nutrientes são igualmente necessários, tais como o potássio, ferro, enxofre e selénio, embora estes sejam normalmente abundantes em relação à quantidade necessitada.

Os nutrientes penetram no ambiente aquático através da erosão de minerais e solos dentro da bacia, a partir da decomposição da matéria orgânica e em resultado de actividades humanas. Quantidades excessivas - por exemplo, da produção industrial, esgotos ou escoamento superficial agrícola - podem provocar um crescimento excessivo e nocivo de plantas aquáticas, conhecidas como eutrofização.

Oxigénio

O oxigénio é um requisito básico para a maior parte dos organismos, embora haja microrganismos que possam crescer em (ou possam necessitar de) ambientes sem oxigénio (anaeróbios), enquanto outros podem tolerar níveis muito baixos. Os organismos que passam a sua vida inteira na água ‘respiram’ o oxigénio dissolvido na água (ver Oxigénio Dissolvido).

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio