Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
 Ecologia
 Ecologia Aquática
 Terras Húmidas
 Biodiversidade
 Biodiversidade da Bacia do Rio Limpopo
Biomas Terrestres e Eco-regiões
 Recursos de Biodiversidade
 Impactos da Acção Antropogénica sobre a Biodiversidade
 A Avaliação dos Ecossistemas do Milénio
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Biomas Terrestres e Eco-regiões  

O Fundo Mundial par Natureza (WWF) tem ao longo dos 10 anos passados, liderado eforços para identificar, descrever, classificar e mapear a ecologia do planeta Terra. Estes esforços têm levado ao desenvolvimento de conceitos de mapeamento geográfico conhecidos como biomas e Eco-regiões. Esses conceitos são definidos abaixo e a sua distribuição pela bacia do rio Limpopo descrito.

Trumpeter Hornbill.
Fonte: Heigan 2009
( clique para ampliar )

Biomas

A WWF define Biomas como “várias regiões do planeta que melhor podem se distinguir pelo seu clima, fauna e flora. Existem diferentes formas de classificação de biomas, contudo os elementos comuns são o clima, habitat, adaptação das plantas e animais, biodiversidade e acção antropogénica” (WWF 2010a).

O mapa abaixo mostra a distribuição dos biomas pela bacia do rio Limpopo. Os biomas dominantes nesta bacia são as pradarias, savanas e matagais tropicais e subtropicais.A parte sudoeste e central da bacia incluem alguns pradarias montanhosas e matagais.A planície de inundação do Changane em Moçambique é cercada por pradaria e savanas alagadas.

Biomas da bacia do rio Limpopo.
Fonte: Olson et al 2001
( clique para ampliar )

Eco-regiões

A WWF define eco-regiões como “unidade de terra ou água contendo um conjunto geograficamente distinto de espécies, comunidades naturais e suas condições ambientais” (WWF 2010b). Por conseguinte, as eco-regiões ajudam-nos a entender a natureza e a constituição das espécies, comunidades e ecosissistemas.

Embora as eco-regiões tenham sido mapeadas (veja abaixo), os limites dessas regiões não devem ser considerados rígidos. Estas regiões são descrições extensivas sobre as espécies, comunidades, e condições geográficas cujos contornos são difusos.

O mapa abaixo mostra a distribuição das eco-regiões terrestres para a bacia do rio Limpopo. O mapa e dominado por duas eco-regiões principais – o bushveld da África do Sul a oeste, as florestas do Zambeze e do Mopane no este. Em adição ao bushveld da África do Sul, a porção da bacia no Botsuana, tambem inclui as florestas de Acacia Bakiaea do Kalahari. O extremo oeste da bacia em Moçambique, inclui a floresta do Miombo e os halofitos Zambezianos. No extremo mais a sul, parte da bacia inclui o Highveld na África do Sul.

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio