Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
 Princípios do Clima e Tempo
 Ciclo Hidrológico
Variabilidade Climática
 Classificação Climática
 Escassez de Água
 Seca
 Clima da Bacia do Rio Limpopo
 Mudança Climática
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Variabilidade Climática  

Variabilidade Climática refere-se ao desvio de estatísticas climáticas durante um dado período de tempo (por exemplo, um mês específico, uma estação de ano) a longo prazo, em relação ao calendário do clima correspondente ao mesmo período. Deste modo, descreve como o clima, durante um período de tempo comparativamente curto, varia de médias climáticas a longo prazo, com consequências directas na gestão de recursos hídricos. Por exemplo, um resultado directo pode ser a mudança na disponibilidade de recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Fenómenos especiais, tais como o El Niño ou o Fenómeno El Nino Oscilação Sul ou uma actividade vulcânica, podem causar a variação do clima.

Uma variável crítica para avaliar as tendências de precipitação e evaporação é o Coeficiente de Variação (CV) que pode ser aplicada aos dados meteorológicos mensais.

O CV é uma medida estatística da variação sazonal potencial e das flutuações interanuais na disponibilidade de água para as regiões. O aumento da variabilidade da água indica maiores flutuações de água de ano para ano, um índice de CV mais alto significa, portanto, menos previsibilidade do clima.

O CV é visto como uma avaliação mais precisa da disponibilidade da água do que a média anual da precipitação/evapotranspiração, como demonstra a variabilidade natural de ano para ano. Altos níveis de CV indicam um grande nível de precipitação de ano para ano numa determinada área específica (Schulze 2006). A variabilidade da precipitação e da evapotranspiração, ambas no tempo e espaço numa dada região, influenciam directamente a disponibilidade e variabilidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

Para uma série de valores do CV encontrados na bacia fluvial do rio Limpopo, ver Variabilidade Climática na bacia hidrográfica.

A precipitação e evapotranspiração são factores determinantes da água superficial e subterrânea.
Fonte: DWA 2008
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio