Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
 Princípios do Clima e Tempo
 Ciclo Hidrológico
 Variabilidade Climática
Classificação Climática
 Escassez de Água
 Seca
 Clima da Bacia do Rio Limpopo
 Mudança Climática
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Classificação Climática  

A classificação serve para simplificar a descrição de climas regionais, agrupando climas semelhantes.

Um dos sistemas de classificação hoje mais amplamente usado é o Sistema de Classificação Climática de Köppen-Geiger. Baseia-se no pressuposto de que a vegetação nativa é a melhor expressão do clima e combina temperaturas médias mensais e anuais bem como a precipitação. Cobre cinco importantes tipos de clima, sendo cada tipo indicado por uma letra maiúscula, conforme se descreve abaixo:

  • A – Climas tropicais húmidos: todos os meses têm temperaturas médias acima dos 18° C;
  • B – Climas árido com precipitação deficiente durante a maior parte do ano;
  • C – Climas húmidos de latitude média com invernos moderados;
  • D – Climas húmidos de latitude média com invernos frios; e
  • EClima polares com invernos e verões extremamente frios.

O mapa abaixo exibe a distribuição das Classes Climáticas de Köppen-Geiger em toda África Austral.

Classificação climática de Köppen-Geiger para a África Austral.
Fonte: Kottek et al. 2006
( clique para ampliar )

A maior parte da bacia hidrográfica do rio Limpopo pertence à categoria B, com uma pequena porção a leste que pertence à categoria C. A tabela abaixo apresenta uma separação das classes B e C.

Classes climáticas de Köppen-Geiger.

Descrição

B

   

Árido

 

W

 

Desértico

 

S

 

Estepe

   

H

Quente

   

K

Frio

C

   

Temperado

 

s

 

Verão seco

 

w

 

Inverno seco

 

f

 

Sem estação seca

   

A

Verão quente

   

B

Verão temperado

   

C

Verão frio

Fonte: Peel et al. 2007

Para mais informação acerca da distribuição das zona climáticas na bacia hidrográfica do rio Limpopo, ver Cassificação Climática na Bacia.

Para mais informação sobre cada um dos principais tipos de clima, consultar o quadro abaixo.

Descrição Detalhada dos Tipos de Clima de Köppen

Climas Tropicais Húmidos (A)

Climas Tropicais Húmidos estendem-se em direcção ao norte e sul, a partir do Equador até 15º e 25° de latitude. Nestes climas, todos os meses têm temperaturas médias acima de 18° Celsius. A precipitação anual é superior a 1 500 mm. Existem três tipos menores de clima de Köppen no grupo A e a sua designação é baseada na distribuição sazonal da precipitação. Af ou tropical húmido é um clima tropical no qual a precipitação ocorre durante todo o ano. As variações da temperatura neste tipo de clima são inferiores a 3° Celsius. Devido ao aquecimento intenso da superfície e à alta humidade, nuvens cumulus e cumulunimbus formam-se no início da tarde quase todos os dias. As máximas diárias são de cerca de 32° Celsius e a temperatura nocturna é de 22° Celsius. Am é um clima tropical de monção. A queda anual de precipitação é igual ou superior a Af, contudo a maior parte da precipitação cai ao 7º a 9º mês mais quente do ano. Durante a estação seca, há pouca ocorrência de precipitação. O clima tropical húmido e seco ou de savana (Aw) tem um período mais prolongado de estação seca. A precipitação durante a estação das chuvas é normalmente inferior a 1 000 milímetros e apenas durante o verão.

Climas Secos (B)

A característica mais evidente deste tipo de clima é a evaporação potencial e a transpiração que excedem a precipitação. Estes climas estendem-se de 20º a 35° a norte e sul do Equador e em grandes regiões continentais de latitudes médias, muitas vezes rodeadas por montanhas. Tipos menores deste clima incluem:

BWseco árido (desértico) é um verdadeiro clima de deserto. Cobre 12 % da superfície terrestre e  a vegetação é xerofítica (plantas capazes de sobreviver em climas com pouca ou nenhuma água). As letras adicionais h e k são geralmente usadas para distinguir se o clima seco árido se encontra nos sub-trópicos ou nas latitudes médias, respectivamente.

BSseco árido (estepe). É um clima estepário que cobre 14 % da superfície terrestre. Recebe mais precipitação que o BW, tanto da zona de convergência inter-tropical quanto de ciclones de latitude média. Mais uma vez, as letras adicionais h e k são usadas também aqui para distinguir se o clima seco semi-árido encontra-se nos sub-trópicos ou nas latitudes médias, respectivamente.

Climas Sub-tropicais Húmidos de Latitudes Médias (C)

Este tipo de clima geralmente tem verões quentes e húmidos e invernos moderados. A sua extensão é de 30º a 50° de latitude, sobretudo nas fronteiras leste e oeste da maioria dos continentes. Durante o Inverno, a característica principal do tempo é o ciclone de latitude média. Tempestades convectivas dominam os meses de verão. Existem três tipos menores, a saber: Cfasubtropical húmido; Cs - mediterrâneo; e Cfb - marinho. O clima subtropical húmido (Cfa) tem verões quentes e abafados e frequentes trovoadas. Os invernos são moderados e a precipitação durante esta estação vem dos ciclones de latitude média. Um bom exemplo do clima Cfa é o do sudeste dos EUA. Os climas marinhos Cfb encontram-se nas costas oeste dos continentes. Têm um clima húmido com verões secos muito curtos. Precipitação forte ocorre durante os verões brandos devido  à contínua presença de ciclones de latitude média. Climas mediterrâneos (Cs) recebem chuvas primeiramente durante a estação do Inverno, dos ciclones de latitude media. A aridez extrema do Verão é causada pela descida ou queda do ar devido às altas subtropicais e podem persistir por 5 meses. Os locais na América do Norte com esse tipo de clima são Portland, Oregon, até toda a Califórnia.

Climas Continentais Húmidos de Latitude Média (D)

Climas continentais húmidos de latitude média têm verões que variam de quentes a frescos e invernos frios. Esses climas são encontrados a partir das zonas de clima C em direção aos pólos. A temperatura média do mês mais quente é superior a 10° Celsius, enquanto que no mês mais frio é inferior a -3° Celsius. Os invernos são muito rigorosos, com tempestades de neve, ventos fortes e muito frio trazido pelas massas de ar continental ou polar árctico. Tal como os climas C, há três tipos menores: Dwinvernos secos; Dsverões secos; e Df precipitação em todas as estações.

Climas Polares (E)

Os climas polares têm, durante todo o ano, temperaturas muito baixas, apresentando o mês mais quente temperaturas inferiores a 10° Celsius. Os climas polares localizam-se nas áreas costeiras da América do Norte, Europa, Ásia e nas massas de terra da Gronelândia e da Antárctica. Existem dois tipos menores desse clima. Et ou tundra polar é um clima onde o solo se encontra permanentemente congelado em camadas profundas de centenas de metros, uma condição conhecida por “permafrost”. A vegetação é dominada por musgos, líquenes, árvores anãs e arbustos lenhosos dispersos. O clima Ef ou calotas polares têm uma superfície que se encontra permanentemente coberta por neve e gelo.

Fonte: Pidwirny 2006

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio