Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Princípios do Clima e Tempo
 Ciclo Hidrológico
 Variabilidade Climática
 Classificação Climática
 Escassez de Água
 Seca
 Clima da Bacia do Rio Limpopo
 Mudança Climática
Hidrologia
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Princípios do Clima e do Tempo  

Os conceitos de tempo, clima e meteorologia são desenvolvidos nas seguintes secções:

Tempo é um termo frequentemente usado para descrever o estado da atmosfera e também em termos de escala: Micrometeorologia é a ciência de processos pormenorizados que acontecem em pequena escala, incluindo os que ocorrem debaixo da copa das árvores; Mesoescala inclui o tamanho do sistema climático normal, tal como tempestades (aproximadamente 10 km transversalmente); Escala Sinóptica inclui sistemas muito maiores tais como tempestades tropicais e depressões e finalmente a Escala Planetária que trata de vastas ondas atmosféricas e os sistemas que controlam o clima global (Barry and Chorley 1992).

Clima é o padrão global das condições do tempo em um lugar ou região, incluindo tanto mudanças sazonais previsíveis em cada ano e condições extremas do tempo, assim como eventos durante um longo período de tempo. As descrições e classificações do clima para uma área devem, por conseguinte, basear-se em eventos a longo prazo e estatísticas (valores médios, variações, probabilidades de valores extremos, etc.) (UNESCO 2009). O clima e tempo de uma região são uma função da altitude, topografia e morfologia, bem como a quantidade e movimento de calor e humidade na atmosfera (Hatfield 2008).

A meteorologia é o estudo científico interdisciplinar da atmosfera com ênfase nos processos da previsão dos padrões observáveis dos eventos do tempo. Estes eventos são influenciados por inúmeras variáveis, incluindo a temperatura, pressão do ar e vapor de água e do modo como estas interacções variam no tempo e no espaço. Os processos meteorológicos afectam a formação e ocorrência das chuvas, formação de nuvens e evapotranspiração, onde todos desempenham papéis significantes no ciclo hidrológico.

O clima é um elemento essencial no sector da água.
Fonte: DiPerna 2009
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio