No Zimbabué, a grande parte da bacia hidrográfica do rio Limpopo está situada na província do Sul de Matabeleland, com pequenas parcelas nos distritos de Mwenezi e Chiredzi localizados na província de Masvingo, e no distrito de Mberengwa na província de Midlands (FAO 2004).
As principais povoações na área da bacia são Gwanda, Esibomyu, Esigodini, West Nicholson, Colleen Bawn, Filabusi, Beitbridge e Plumbtree (LBPTC 2010).
A densidade populacional média varia entre 6 pessoas/km² no distrito de Beitbridge e 23 pessoas/km² em Umzingwane. A excepção é Mberengwa (37 persons/km²), que tem uma densidade populacional comparável com a da grande cidade de Harare (FAO 2004). O maior número de pessoas economicamente activas vivem em Beitbridge e Gwanda Rural (17 %), seguidas por Matabo e Builima (15 %) (ver também Distribuição das Actividades Económicas) (LBPTC 2010).

Beitbridge é um centro de comércio na parcela da bacia do Zimbabué.
Fonte: MacVivo 2006
( clique para ampliar )
Indicadores-Chave
Dados insuficientes disponíveis para os UNDP HDR, a fim de determinar o Índice do Desenvolvimento Humano no Zimbabué. O coeficiente de Gini para Zimbabué no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008 foi de 50,1% (World Bank 2009).

Distritos do Zimbabué na bacia.
Fonte: Hatfield 2010
( clique para ampliar )