Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A População e o Rio

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Áreas Urbanas versus Áreas Rurais na África do Sul  

Apesar da África do Sul ser um país de renda média (ver Distribuição da Actividade Económica), com alguns progressos no tratamento das desigualdades do regime anterior, continua ainda a enfrentar graves desafios económicos. Em toda a África do Sul, partes da sociedade desfrutam de condições socio-económicos equivalentes à riqueza dos países mais desenvolvidos, enquanto outros grupos sociais vivem em situações de privação e exclusão extrema, que levam à uma pobreza só comparável a dos países menos desenvolvidos. A pobreza é mais profunda nas áreas rurais. Qause 50 % da população não-branca vive abaixo do nível nacional de pobreza (StatsSA 2007). Muitas famílias ainda têm acesso insuficiente à água potável, à energia, à saúde e educação. A taxa de criminalidade elevada da África do Sul é, em certa medida, influenciada por essas circunstâncias.

Distribuição Rural e Urbana nas Quatro WMAs

Existem quatro áreas de gestão hídrica na bacia hidrográfica do rio Limpopo na África do Sul: WMA do Limpopo, WMA do Luvuvhu e Letaba, WMA do Olifants e WMA do Crocodilo (Oeste) e Marico (LBPTC 2010). Com a excepção da WMA de Crocodilo (Oeste) e Marico, a maioria da população é rural e a distribuição de riqueza é muito desigual.

“À semelhança das tendências demográficas nacionais, principalmente atribuíveis aos impactos do HIV/SIDA e à crescente urbanização, prevê-se pouco ou nenhum crescimento populacional nas áreas rurais antes do ano de 2025 (DWAF 2003a).”

Cerca de 3,5 % da população da África do Sul vive na WMA do Limpopo e 80 % vive em povoados ou aldeias informais. A população está principalmente concentrada no sudeste da bacia, com a população urbana concentrada nos arredores de Polokwane, o único grande centro urbano na WMA (DWAF 2003a).

À semelhança da WMA do Limpopo, cerca de 3,5 % da população nacional vive na WMA de Luvuvhu e Letaba. A característica predominante é a rural, com mais de 90 % da população a viver nas áreas rurais. A densidade populacional relativamente elevada tem uma distribuição uniforme em toda a região do Loweveld. As densidades mais baixas encontram-se nas áreas montanhosas e escarpadas, com densidades ainda mais baixas no Kruger National Park. Os centros urbanos, áreas relativamente pequenas, incluem Tzaneen, Thohoyandou e Giyani (DWAF 2003b).

Cerca de 7 % da população nacional reside na WMA de Olifants, e 67 % da população é rural. A maioria da população total (60 %) vive em aldeias informais na sub-área do Médio Olifants. No Alto-Olifants 80 % da população habita no meio urbano, onde também se encontram os principais centros urbanos de Witbank e Middelburg (DWAF 2003d).

A WMA do Crocodilo (Oeste) e Marico é a seconda WMA mais habitada do país. A maioria da população (85 %) está concentrada nos arredores dos centros urbanos de Pretória e Joanesburgo. Em outras áreas da bacia, a densidade populacional varia entre escassez e moderação.A população está ligada às oportunidades económicas, e novas projecções indicam que a população continuará a crescer em torno dos grandes centros urbanos e nas sub-áreas de Eland, onde existem empreendimentos de mineração (DWAF 2003c).

Apesar dos investimentos em larga escala nos sistemas de abastecimento de água rural, o acesso à água potável continua a ser um desafio para muitas comunidades rurais na África do Sul.
Fonte: CSIR 2003
( clique para ampliar )

Indicadores-Chave

O Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) para a África do Sul é de 0,683, o que coloca o país no 129.° lugar, num ranking de 182 países com dados (UNDP HDR 2009). O Coeficiente de Gini para a África do Sul no Relatório do Desenvolvimento Humano de 2007/2008 foi de 57,8.

Áreas de Gestão da Água na bacia hidrográfica do rio Limpopo, África do Sul.
Fonte: Hatfield 2010
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A População e o Rio


Veja o cronograma histórico dos países da bacia do rio Limpopo, incluindo os acordos de água e construções de barragens