Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A População e o Rio

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Áreas Urbanas versus Áreas Rurais em Moçambique  

Em 2004, cerca de 63 % da população de Moçambique vivia em áreas rurais (Aquastat 2005). Apenas 52 % da população era considerada economicamente activa. 80 % da população activa trabalhava no sector agrícola (ver também Distribuição das Actividades Económicas) (Aquastat 2005). De acordo com o Anuário Estatístico de 1997 (1997 Statistical Yearbook), cerca de 50 % da população urbana e 70 % da população rural vive em pobreza absoluta.

Estima-se que 1,3 milhões de pessoas vivem na bacia hidrográfica do rio Limpopo em Moçambique. A maioria da população encontra-se na província de Gaza e, a depender da definição de área urbana, entre 75 e 93 % da população que vive nesta província é considerada população rural (FAO 2004). A provínvia de Inhambane também está localizada na bacia e a taxa média de crescimento populacional das províncias de Inhambane e Gaza é de 2,2 % (LBPTC 2010).

A densidade populacional na bacia hidrográfica do rio Limpopo varia de 1 pessoa/km² no distrito de Chigubo a mais de 100 perssoas/km² no distrito de Xai-Xai. A densidade populacional diminui, à medida que se vai avançando mais para o interior, partindo da costa e longe da região de Chokwé.

A maioria da população da bacia em Moçambique tem um estilo de vida rural.
Fonte: Qwist-Hoffmann 2010
( clique para ampliar )

Indicadores-Chave

O vírus HIV/SIDA só começou agora a ser verificado em Moçambique, com uma prevalência estimada em 15% na população entre 15-49 anos de idade (UNICEF 2009). O Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) para Moçambique é de 0,402, o que coloca o país no 172° lugar, num ranking de 182 países com dados disponíveis (UNDP HDR 2009). O Índice de Gini (pobreza/desigualdade) para Moçambique no Relatóriode Desenvolvimento Humano de 2007/2008 é de 47,1 % (World Bank 2009).

Os distritos de Moçambique na bacia hidrográfica do rio Limpopo.
Fonte: Hatfield 2010
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A População e o Rio


Veja o cronograma histórico dos países da bacia do rio Limpopo, incluindo os acordos de água e construções de barragens