Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A População e o Rio

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Montante e Jusante  

Com 27 Sub-bacias, o rio Limpopo correda África do Sul em direcção ao norte, onde cria a fronteira entre a África do Sul e o Botsuana, formando depois a fronteira entre a África do Sul e o Zimbabué antes de atravessar Moçambique e, finalmente, desaguar no Oceano Índico.

Na bacia hidrográfica do rio Limpopo, a agricultura é a actividade económica dominante e a irrigação é, em geral, o maior Utilizador de Água. Em comparação com os outros países, a África do Sul é o maior utilizador de água, devido à grande densidade populacional (ver tabela abaixo), à irrigação elevada e às exigências de água no sector de mineração. As necessidades de água do Zimbabué correspondem apenas à metade das necessidades da África do Sul, mas a atribuição também incide prioritariamente noabastecimento urbano e na irrigação. Moçambique e Botsuana são os países que utilizam menos água. As necessidades de Moçambique são principalmente dominadas pela irrigação, enquanto que a grande necessidade no Botsuana incide principalmente no abastecimento de água urbana e rural (LBPTC 2010).

Estatística da população para os quatro países que partilham a bacia hidrográfica do rio Limpopo, da montante parajusante.

País

População do país em 2007

População da bacia em 2007

Percentagem da população

Densidade populacional, habitantes/km²

Botsuana

1 756 651

1 205 580

69

15

África do Sul

47 900 000

10 720 838

22

134

Zimbabué

11 392 629

1 140 833

10

8

Moçambique

20 366 795

1 389 703

7

18

Fonte: LBPTC 2010

O Baixo Limpopo em Chokwé, Moçambique.
Fonte: Qwist-Hoffmann 2010
( clique para ampliar )

Como é típico das bacias hidrográficas em todo o mundo, existem diferenças sócio-económicas ao longo do rio, desde a sua nascente até à foz. Os países a montante do Botsuana e da África do Sul estão listados como países de Desenvolvimento Humano Médio, de acordo com os valores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2007. Moçambique, o país a jusante,é classificado como um país de Desenvolvimento Humano Baixo (UNDP HDR 2009). Não existem dados suficientes para fornecer um raking para o Zimbabué. Desde que o IDH foi apurado pela primeira vez em 1980, tem havido uma melhoria na classificação do Botsuana (0,94% anualmente), Moçambique (1,34% por ano) e África do Sul (0,14% anualmente). Outros indicadores de desenvolvimento humano, como o PIB e a expectativa de vida, são mais elevados nos países a montante do que nos países a jusante, e a alfabetização é elevada (acima dos 82 %) em todos os países, excepto em Moçambique (44,4 %).

Qualidade da Água

Outra área de discussão em relação aos países a montante e a jusante é a qualidade da água. O impacto cumulativo da agricultura e indústrias localizadas ao longo do rio da montante à jusante, pode resultar em concentrações elevadas de poluentes a jusante. Na mesma nota, o influxo de afluentes da montante à jusante dilui os puluentes, o que por vezes aumenta a qualidade da água a jusante (dependendo da qualidade da água dos afluentes). O impactodas actividades a montantena qualidade de água a jusante tem ainda que ser estudado àescala da bacia.

Visite o site Qualidade da Água para uma abordagem mais aprofundada sobre questões referentes à qualidade de água.

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A População e o Rio


Veja o cronograma histórico dos países da bacia do rio Limpopo, incluindo os acordos de água e construções de barragens