Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A População e o Rio

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Distribuição de Actividades Económicas: Zimbabué  

O Zimbabué foi uma das economias mais prósperas da África, mas o país tem sofrido ao longo dos últimos dez anos, devido ao fracasso de políticas económicas e desastres naturais.

Em 2008, a economia entrou em colapso e, no final de 2008, a taxa de inflação foi a mais elevada do mundo para um país independente (89,7 sextilhões por cento) (AFP 2009). O povo do Zimbabué foi ainda mais devastado em 2008 e inícios de 2009 por um surto de cólera que infectou quase 100 000 pessoas e matou 4000 pessoas.

Em 2009, a economia mostrou sinais de melhoria. Com o dólar do Zimbabué retirado de circulação, com a introdução de moedas estrangeiras e a remoção do controlo de preços, a economia está, pela primeira vez, a passar por uma fase de crescimento após uma década (World Fact Book 2010). Dos 6 % da população activa, a maioria trabalha no sector da agricultura (66 %), 23,9 % trabalha na indústria e cerca de 24 % na prestação de serviços.

Actividades Económicas Específicas à Bacia

A bacia hidrográfica do rio Limpopo em Zimbabué é determinada pela sub-bacia do Mzingwane, rio afluente ao Limpopo, estendendo-se por nove distritos: Umzingwane, Mangwe, Matobo, Gwanda, Beitbridge, Insiza, Mberengwa, Mwenezi e Chiredzi.

A utilização da terra na bacia hidrográfica superior do rio Mzingwaneconsiste mais na agricultura comercial, enquanto que as terras comunais e a agricultura de subsistência são praticadas na bacia inferior. As terras comunais têm uma dimensão média de 0,5 a 14 ha (LBPTC 2010). As terras comunais são consideradasvulneráveis porque estão sujeitas à um clima seco, têm umsolo pobre e não se adequam à agricultura de sequeiro. Muitas pessoas da região vivem consistentemente abaixo do limiar da segurança alimentar. Baseado em um relatório por Love (2004- in LBPTC 2010), há seis sistemas de irrigação na bacia hidrográfica do rio Mzingwane. Para saber mais sobre estes sistemas, consulte a secção Gestão de Recursos (LBPTC 2010).

Há uma concentração elevada de animaisna bacia, incluindo bovinos, caprinos, ovinos e asininos.Outras fontes de renda são os salários e as remessas de trabalhadores migrantes na África do Sul, Botsuana e centros urbanos do Zimbabué. O turismo,a vida selvagem e a pecuária são outros meios de vida existentes na bacia (LBPTC 2010).

Agricultura de subsistência no Kumalo Ocidental, Zimbabué.
Fonte: Schaefer 2010
( clique para ampliar )
A parcela do Zimbabué na bacia hidrográfica do rio Limpopo.
Fonte: Hatfield 2010
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A População e o Rio


Veja o cronograma histórico dos países da bacia do rio Limpopo, incluindo os acordos de água e construções de barragens