Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A População e o Rio

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Distribuição de Actividades Económicas: África do Sul  

Enquanto maior produtor mundial de platina, ouro e cromo, os recursos naturais têm permitido a África do Sul desenvolver-se como um país de rendimento médio, classificado entre as 17 bolsas de valores internacionais. As indústrias mais importantes incluem a montagem de automóveis, metalurgia, siderurgia, têxtil, máquinas, fertilizantes, géneros alimentícios e reparação naval (World Fact Book 2009). A África do Sul tem infra-estruturas modernas e a economia cresceu substancialmente de 2004 a 2008 como resultado da estabilidade política e do aumento da venda de mercadorias. O Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 foi de ZAR 2,4 trilhões (USD $305,4 bilhões; Stats SA 2010).

A área sul africana na bacia hidrográfica do rio Limpopo.
Fonte: Hatfield 2010
( clique para ampliar )

Há uma grande variabilidade de contribuições para o Produto Interno Bruto (PIB) no sector da Gestão de Recursos Hídricos (WMA)na área sul africana da bacia hidrográfica do rio Limpopo. As contribuições da WMA de Luvuvhu e Letaba e da WMA do Limpopo estão entre os mais baixos do país (1 a 1,5 %), enquanto que a WMA do Crocodilo (Oeste) e Marico representa a maior contribuição de qualquer WMA (25 %) no país. A contribuição de 5 % da WMA do Olifants cai entre esses dois extremos.

As descrições que se seguem fornecem uma visão global das principais actividades económicas nas Áreas de Gestão da Água (Water Management Areas – WMA) na África do Sul dentro da bacia do rio Limpopo. Embora estas estimativas sejam bastante informativas, elas porém não representam a contribuição significativa que o turismo tem no PIB da África do Sul, particularmente na bacia do rio Limpopo.

WMA de Luvuvhu e Letaba

A actividade económica na WMA do Luvuvhu e Letaba está centrada em volta de Thohoyandou (governo e comércio) e de Tzaneen (agricultura e comércio). A repartição do sector das contribuições para o Produto Geográfico Bruto (PGB) da WMA está lustrada no gráfico abaixo (DWAF 2003b).

Sector de contribuições para o PGB da WMA de Luvuvhu e Letaba (1997).
Fonte: DWAF 2003b
( clique para ampliar )

WMA do Limpopo

Na WMA do Limpopo, a actividade económica está concentrada a volta dos centros urbanos principais de Polokwane (agricultura e mineração), Lephalale, e Mokopane. Ver repartição do sector de contribuições para o Produto Geográfico Bruto (PGB) das WMAs no gráfico abaixo(DWAF 2003a).
Sector de contribuições para o PGB da WMA do Limpopo (1997).
Fonte: DWAF 2003a
( clique para ampliar )

WMA do Crocodilo (Oeste) e Marico

A WMA do Crocodilo (Oeste) e do Marico contribui com a maior percentagem para o PIB (25 %) de qualquer WMA na África do Sul e com uma economia forte, bem integradae diversificadacom a indústria transformadora e o sector financeiro e dos transportes, contribuindo todos significativamente para o PIB. Isto deve-se sobretudo a localização dos principais centros governamentais e económicos de Pretória e Johanesburgo dentro da área de gestão (WMA). A composição da economia nesta WMA está ilustrada por sectores no quadro abaixo indicado (DWAF 2003c).
Contribuições do sector para o PGB da WMA do Crocodilo (Oeste) e Marico (1997).
Fonte: DWAF 2003c
( clique para ampliar )

WMA do Olifants

A actividade económica na WMA do Olifants é altamente diversificada e bem distribuída entre os sectores, como mostra a repartição das contribuições do sector para o PGB no gráfico abaixo (DWAF 2003d). Contudo, a mineração joga um papel muito importante na economia desta região, com um grande número de minas localizadas na bacia do rio Limpopo dentro da área de gestão (WMA). Para mais informação sobre a distribuição das minas, por favor consulte o capítulo: Exploração Mineira e Indústria na Bacia.

Sector de contribuições para o PGB da WMA de Olifants (1997).
Fonte: DWAF 2003d
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A População e o Rio


Veja o cronograma histórico dos países da bacia do rio Limpopo, incluindo os acordos de água e construções de barragens