Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Governância da Água

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Actores da Governação  

Uma bacia hidrográfica transfronteiriça cria múltiplas interdependências entre os diferentes actores, diversos níveis administrativos e através de fronteiras políticas. Esta interligação aumenta as probabilidades de conflito entre os actores da bacia hidrográfica. A sobreposição de papéis e responsabilidades entre gestores de bacias, administrações, o sector privado e diversos níveis do governo, quer dentro como fora dos países, cria potenciais conflitos sobre jurisdição e autoridade. Em bacias hidrográficas partilhadas por múltiplos países, quanto maior for o número de actores, maior será a complexidade da gestão da bacia hidrográfica.

O presente capítulo aborda o papel dos actores das Organizações de Bacias Hidrográficas a nível internacional, regional e da bacia dentro da bacia hidrográfica do rio Limpopo. São apresentados os diversos Governos Nacionais e Governos Locais responsáveis pela gestão de recursos hídricos dentro dos Estados-membros da bacia do rio Limpopo, além de exemplos de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Organizações Comunitárias de Base (OCBs) actuando nos Estados-membros. São resumidos os mecanismos e desafios para o Envolvimento do Público Geral para cada um dos quatro Estados ribeirinhos.

Resumo do Capítulo

O presente capítulo aborda os seguintes conceitos e assuntos:

  • O papel das organizações de Bacia Hidrográfica dentro de uma bacia transfronteiriça;
  • As agências governamentais nacionais responsáveis pela gestão de recursos hídricos nos países da bacia;
  • Exemplos de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e de Organizações Comunitárias de Base (OCBs) que apoiam a gestão de recursos hídricos a nível local dentro da bacia; e
  • Mecanismos e desafios para o envolvimento de actores a nível das sub-bacias em cada um dos Estados da bacia hidrográfica do rio Limpopo.
O envolvimento dos actores em todos os níveis é essencial para a gestão da água.
Fonte: CSIR 2003
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore the history, agreement and structure behind LIMCOM


Explore os princípios da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema Governância da Água