Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Governância da Água

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Instrumentos do Sector  

Nas políticas e instrumentos da SADC a água é reconhecida como um importante contribuinte para a meta da SADC para o “alcance de uma economia regional integrada baseada no equilíbrio, igualdade e benefício mútuo para todos os Estados Membros” (SADC 2007), o sector de água da SADC é orientado por inúmeros instrumentos e estratégias políticas, descritas abaixo com maior pormenor.

O Tratado da SADC (1993) é um instrumento legal que permite que os estados membros concluam uma série de protocolos que definem os objectivos e mecanismos institucionais, assim como a margem de alcance da cooperação e integração na região. O objectivo destes protocolos é de garantir: o bem-estar económico, a melhoria dos padrões e qualidade de vida, a liberdade e justiça social e a paz e segurança para o seu povo (Kranz et al. 2005).

O Plano Indicativo Regional de Desenvolvimento Estratégico (RISPD) da SADC é um plano com duração de 15 anos para a integração do desenvolvimento regional e que estabelece as prioridades, políticas e estratégias para o alcance das metas da SADC a longo prazo. Os estados membros, Instituições da SADC, intervenientes regionais e Parceiros de Cooperação Internacional (ICPs) estão em processo de aprofundamento da integração de forma a transformar a Visão das Comunidades em realidade. As principais intervenções do plano (tanto sectorial como multi-sectorial) enquadram-se dentro da:

  • Erradicação da pobreza;
  • Desenvolvimento e integração regional;
  • Desenvolvimento e igualdade regionalmente equilibrados;
  • Integração dentro da economia continental e global;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Igualdade de Género.

O SADC Water Sector ICP Collaboration Portal (Portal de Colaboração entre a SADC e os Parceiros Internacionais no Sector da Água) é uma ferramenta online que facilita a troca de informações entre as organizações de bacias hidrográficas (RBO) e os doadores internacionais (ICP) para a optimização da cooperação no desenvolvimento de estratégias sectoriais. O portal serve também de incentivo para a partilha de conhecimentos e o trabalho em redes entre os parceiros da cooperação internacional (ICP). Neste portal estão armazenados relatórios, informações sobre projectos, contactos e eventos relativos a todos os programas que recebem o apoio dos ICPs.

Chefes de Estado e ministros das águas na conferência consultiva da SADC em Maurício (Abril de 2008).
Fonte: SADC Corporate Communications and Logistics 2008
( clique para ampliar )

O Protocolo Revisto sobre os Cursos de Água Partilhados na SADC (promulgado em 2004) é um instrumento legal e um dos protocolos desenvolvidos ao abrigo do Tratado da SADC. O Protocolo Revisto está directamente associado ao sector da água na região e chama os estados membros para (SADC 2005a):

  • Desenvolver uma estreita cooperação para a utilização sensata e coordenada dos recursos dos cursos de água partilhados;
  • Coordenar o desenvolvimento ambientalmente saudável dos cursos de água partilhados de forma a apoiar o desenvolvimento socioeconómico; e
  • Trocar informação e consultar uns aos outros.

A Visão da África Austral (SADC) para a Água, Vida e Ambiente, nomeadamente a “Utilização equitativa e sustentável da água para a justiça social e ambiental, integração regional e benefício económico para as gerações presentes e futuras” (SADC 2007) foi adoptada em 2000. A Visão juntamente com as suas sub-visões formou a base para a política e estratégia regional para a água a longo prazo.

A Política e Estratégia de Águas da SADC (RWPS), concluída em 2006, fornece o quadro conceptual da política e a estratégia para o desenvolvimento sustentável, integrado e coordenado, utilização, protecção e controlo dos recursos hídricos nacionais e transfronteiriços na região da SADC (SADC 2006a).

As ligações entre as metas da SADC para integração e redução da pobreza e a Política Regional para a Água são gizadas na figura acima.

O Plano Regional de Acção Estratégica da SADC (RSAP) para o Desenvolvimento e Gestão Integrada dos Recursos Hídricos é o plano de implementação do Sector da Água da SADC; este fornece o efeito prático para a implementação do Protocolo da SADC sobre Cursos de Água Partilhados. Este será debatido em maiores detalhes no capítulo especificamente associado ao Plano de Acção.

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore the history, agreement and structure behind LIMCOM


Explore os princípios da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema Governância da Água