Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Valor da Água: Contas da Água  

A contabilidade nacional dos recursos hídricos trata a água como qualquer outro produto, valorizando-a pelo preço da sua transacção. As técnicas de valorização incluem bens e serviços derivados da água nos seguintes cenários:

  • Água como insumo intermediário para a produção na agricultura e manufactura;
  • Água como produto final de consumo; e
  • Serviços ambientais da água para a assimilação de resíduos (UNSD 2006).

A contabilidade hídrica na África Austral começou em 1995, mas apenas em 2006 as Nações Unidas(NU) publicaram directrizes detalhadas e compreensivas, conhecidas por Sistema Integrado de Contabilidade Económica e Ambiental (System of Integrated Environmental and Economic Accounting for Water - SEEAW) (Lange et al. 2007). Na bacia do rio Limpopo, as contas da água foram primeiro desenvolvidas no Botsuana e na África do Sul e só mais tarde em Moçambique (Lange and Hassan 2006).

Estas directrizes são amplamente baseadas em contas de fluxo, que medem o modo como a água flui do ambiente para a economia, dentro da economia e de volta para o ambiente (em qualidade e quantidade) e para outros países. As contas de fluxo são preferidas em relação à sua alternativa – as contas de estoque, devido à sua utilidade nas políticas e gestão (Lange et al. 2007). Existem igualmente contas monetárias que atribuem valor às contas de fluxo e estoque através da atribuição de preços, custos, encargos, tarifas, etc. As contas monetáriassão discutidas na secção sobre o Valor Económico da Água.

Os decisores políticos usam a contabilidade hídrica para determinar as implicações físicas e económicas do abastecimento da água e sua distribuição (Lange and Hassan 2006). As contas da água permitem aos decisores políticos usar modelos económicos para tomarem decisões informadas sobre o desenvolvimento de infra-estruturas e a distribuição da água aos diferentes sectores económicos. As contas e o valor da água nos países da bacia hidrográfica são discutidos nas páginas seguintes:

Recolha de água na bacia, no Botsuana.
Fonte: Vogel 2010
( clique para ampliar )

Para mais informação sobre a contagem de estoque, por favor consulte o portal sobre a gestão económica da água na SADC: www.sadcwateraccounting.org.

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Investigate the dams of the Limpopo basin


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema Gestão dos Recursos Hídricos