Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Infra-estrutura de Água: Empreendimentos, Operação e Manutenção de Infra-estrutura  

Os seguintes grandes empreendimentos infraestruturais são esperados no futuro dentro da bacia do rio Limpopo.

Botsuana

Três grandes barragens adicionais estão planeadas para o próximo futuro. As barragens de Dikgatlhong, Lotsane e Thune fornecerão uma produção total anual de cerca de 70 Mm3 com uma capacidade de armazenagem total de 400 Mm³, predominantemente da barragem de Dikgatlhong. Um adicional de 20 Mm³/ano será fornecido por 12 pequenas e médias barragens (LBPTC 2010).

Como registado em Produção de Energia, o projecto Mmamabula, em Botsuana, planejando uma produção de 2 500 MW de energia, tem um impacto significativo nos recursos hídricos, uma vez que envolve a instalação de campos de produção de carvão e geradores de energia associados (ADB 2008).

Instalando um furo de bombagem de água em Mochudi, Botsuana.
Fonte: Vogel 2010
( clique para ampliar )

Moçambique

A barragem de Mapai está registada como um projecto planificado dentro da bacia em Moçambique (Barros 2009). Há dúvidas relativamente à viabilidade da construção uma vez que o terreno à volta é bastante plano, o que poderia resultar em grandes áreas inundadas e perdas de água através da evaporação.

África do Sul

Espera-se que a necessidade em água em partes da província do Limpopo, na Áfricado Sul deverão aumentar significativamente devido à expansão das actividades correntes, assim como novos e propostos empreendimentos na região, particularmente no que diz respeito ao sector mineiro (DWAF 2005).

Como anotado em Produção de Energia, ecossistemas aquáticos na área de Waterberg, Áfricado Sul (dentro das sub-bacias de Mokolo e Lephalala) podem ser adversamente afectados por estações de produção de en­ergia accionados a carvão propostos para a área (Shirley 2009).

O Departamento de Recursos Hídricos e Silvicultura (DWAF) está presentemente avaliando a viabilidade de várias opções de desenvolvimento dos recursos hídricos nas bacias do rio dos Olifants e Mogalakwena/Sand das duas províncias. O objectivo do Projecto de Desenvolvimento de Recursos Hídricos é providenciar estruturas físicas (uma barragem de retenção e distribuição em massa associada a estações de bombagem) que permitirão a alocação e realocaçao de água para fazer face a demandas futuras de água para todos os sectores, dentro das partes interiores da bacia do rio dos Olifants, assim como partes da bacia do Mogalakwena/Sand (DWAF 2005).

Um desenvolvimento mineiro perto de Esigodini, Zimbabué.
Fonte: Schaefer 2010
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Investigate the dams of the Limpopo basin


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema Gestão dos Recursos Hídricos