Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Zimbabué  

Há mais de 2 000 barragens na porção Zimbabueana da bacia do rio Limpopo, de dimensões variadas. Dentro das bacias do Mzingwane Superior e Mwenezi há 21 médias ou grandes barragens no Zimbabué (LBPTC 2010). Há outras pequenas barragens de propriedade privada na bacia (com alturas e capacidades inferiores a 10 Mm3 e 5 Mm3 respectivamente), mas que tem efeito negligível na hidrologia geral da bacia.

A capacidade total das barragens caiu de cerca de 29 Mm³ nos últimos três anos devido ao assoreamento (FAO 2004). Presentemente da Media Anual Total da Precipitação (MAR) aproximadamente 99% da água disponível já está sendo aproveitado.

Todas as barragens na parte Zimbabueana da bacia são propriedade do governo, com excepção de 3, que são propriedade do município da cidade de Bulawayo (LBPTC 2010). As maiores barragens na porção Zimbabueana são o Manyuchi e o Insiza.

Barragem do Manyuchi

A barragem d Manyuchi, localizado na sub-bacia de Mzenezi, junto da fronteira noroeste da bacia, é a maior na parte Zimbabueana da bacia, com uma capacidade de armazenagem total de 309 Mm3 (LBPTC 2010). Trata-se de uma propriedade do governo e é essencialmente utilizada para irrigação. É a terceira maior barragem na bacia.


Barragem do Manyuchi, Zimbabué.
Fonte: MacVivo 2006
( clique para ampliar )

Barragem do Insiza

A barragem do Insiza está localizada no canto setentrional da bacia, na porção superior da bacia hidrográfica do Mzingwane. Construído em 1973, é a oitava maior barragem na bacia do rio Limpopo, com uma capacidade de armazenagem de 173 Mm3 e uma altura de 44 metros (LBPTC 2010). Ela é predominantemente utilizada para irrigação e abastecimento.

Barragem doInsiza, Zimbabué.
Fonte: Schaefer 2010
( clique para ampliar )
Barragem doInsiza, Zimbabué.
Fonte: Schaefer 2010
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Investigate the dams of the Limpopo basin


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema Gestão dos Recursos Hídricos