Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Infra-estruturas de Água  

A água é uma necessidade humana fundamental e necessária para sustentar todos os tipos de vida. A falta de água limpa leva à Disseminação de Doenças e gera sofrimento para humanos, animais e para o ambiente. O fornecimento do acesso à água também traz benefícios económicos e melhora os padrões de vida. Portanto, é vital que os governos garantam o acesso à água potável para todos os cidadãos.

A infra-estrutura de água consiste em estruturas e instalações construídas pelo homem para captar, armazenar, tratar (se necessário) e fornecer água aos utentes. Estas também podem servir para recolher, transportar, tratar e eliminar águas residuais. A infra-estrutura típica inclui: campos de poços de água subterrânea, esquemas de fornecimento de água, esgotos e instalações de tratamento de esgotos, barragens, obras de captação de água fluvial, transferências inter-bacias (transferências em massa) e canais.

Os esquemas de irrigação distribuem água para plantações enquanto os esquemas de abastecimento de água fornecem água potável para os utentes. Ambos abastecem-se em águas superficiais (rios, barragens, etc.) ou águas subterrâneas (aquíferos). Estes variam de grandes esquemas, caracterizados por complexas redes de distribuição, a esquemas menores e mais simples. As barragens são muitas vezes um elemento integral que serve para armazenar água. Nas zonas urbanas, as águas negras são recolhidas e transportadas através de uma rede de tubagens (esgotos) e estações de bombagem para estações de tratamento que removem os contaminantes da água residual antes de a libertarem.

A infra-estrutura de água suporta a vida e ajuda a proteger a saúde pública, mas pode ter um impacto significativo sobre o ambiente. Portanto, as práticas que encorajam a utilização sustentável e gestão da infra-estrutura associada à água devem ser promovidas. Melhores práticas de gestão, o uso eficiente da água, a definição de preços adequados para água e uma abordagem da escala de captação para a protecção podem ajudar a se alcançar operações sustentáveis.

Barragem de Phalaborwa, África do Sul.
Fonte: Mac 2008
( clique para ampliar )

Embora existam benefícios significativos para a instalação de infra-estrutura de água, o custo de construção, manutenção e reparação pode ser elevado. É necessária uma manutenção atempada e contínua para realizar estes benefícios a longo prazo e garantir a sustentabilidade. Se um sistema for bem mantido, poderá funcionar em segurança por um período de tempo longo. Um sistema novo que não seja adequadamente operado pode ameaçar a saúde pública mais do que um sistema mais antigo que seja gerido de forma adequada. As pessoas responsáveis pela gestão da infra-estrutura precisam estabelecer um sistema contínuo de supervisão, monitorização, avaliação e manutenção, além da reposição de activos conforme necessários para maximizar a vida produtiva da infra-estrutura.

A África Austral é uma região com escassez de água com um padrão errático de distribuição de chuvas que nos últimos anos causou secas – locais, nacionais e regionais – frequentes. Portanto, a gestão da água é particularmente vital para a população e para a economia. Infelizmente, tal como com outros activos infra-estruturais, o efeito do investimento reduzido e manutenção de baixo padrão das infra-estruturas de água leva muitos anos a tornar-se evidente, e portanto, durante a altura de cortes orçamentais, estes activos muitas vezes são os que mais sofrem.

Resumo do Capítulo

Este capítulo aborda os seguintes conceitos e materiais:

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Investigate the dams of the Limpopo basin


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema Gestão dos Recursos Hídricos