Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management

 

Agricultura no Zimbabué

Apesar de apenas 17% do PIB do país ser derivado da agricultura, 60 % das matérias-primas necessárias na indústria transformadora e 40 % das receitas totais de exportação dependem do sector agrícola (Aquastat Zimbabwe 2010).

Aproximadamente 60 % da população economicamente activa, depende da agricultura para subsistência e emprego. Calcula-se que 70 % dos agricultores de pequena escala são mulheres. Na bacia do rio Limpopo, apesar da agricultura de subsistência contribuir apenas com uma pequena porção para a produção agrícola nacional, é uma fonte de rendimento e alimentos muito importante para a maioria das pessoas que vivem na bacia (FAO 2004).

De acordo com os Indicadores de Desenvolvimento de 2009, 79 % da retirada anual de água doce no Zimbabué é para a agricultura (Banco Mundial 2010). Comparativamente, a demanda de água na bacia do rio Limpopo é inferior, com aproximadamente 50 % da demanda de água proveniente da irrigação na parte Zimbabuana, conforme notado em Uso e Distribuição da Água (LBPTC 2010).

Uma limitação significativa para a produção agrícola é as secas visto a maioria da bacia do rio Limpopo estar dentro da Região Natural V, a região mais seca no Zimbabué, conforme discutido no Capítulo sobre Clima no âmbito do tema A Bacia Hidrográfica (FAO 2004). Esta área é principalmente adequada para a produção animal, apesar de se praticar a produção de culturas na região com irrigação necessária ao longo de todo o ano. O gado é considerado o mais importante, seguido por cabras, burros e galinhas. A produção de culturas na bacia do rio Limpopo é caracteristicamente instável e variável devido a uma precipitação baixa e inconsistente (FAO 2004). O rendimento das culturas é geralmente mais baixo do que no resto do país e tem variabilidade sazonal. As culturas típicas incluem milho, sorgo, algodão, amendoim e girassol.

A produção agrícola no Zimbabué tem diminuído em geral desde os anos 80 devido possivelmente à deterioração da fertilidade do solo e secas frequentes (FAO 2004).

Agricultura perto da Barragem de Silalabuhwa, Zimbabué.
Fonte: Schaefer 2010
( clique para ampliar )