Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Gestão dos Recursos Hídricos

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Agricultura no Botsuana  

De 1966 a 2003 o sector agrícola registou uma redução na contribuição para o PIB do Botsuana de 40 % para 2,5 % (Aquastat Botswana 2010). Esta deveu-se a uma contribuição crescente da indústria mineira bem como a secas recorrentes e estagnação na indústria. Apesar disto, o sector agrícola continua a ser uma fonte de subsistência fundamental para grande parte da população com 65 % na bacia do rio Limpopo a viver de explorações agrícolas e quase 80 % considerados como agricultores a tempo inteiro (LBPTC 2010).

De acordo com os Indicadores de Desenvolvimento Mundiais de 2009, 41 % do uso anual da água no Botsuana é para a agricultura (Banco Mundial 2010). Comparativamente, a demanda na bacia do rio Limpopo é ligeiramente inferior com aproximadamente 20 % da demanda de irrigação na parte botsuana da bacia, conforme notado na secção Uso e Distribuição da Água (LBPTC 2010).

Embora a capital do Botsuana, Gaborone, se localize dentro da bacia do rio Limpopo, a maioria dos distritos do Botsuana dentro da bacia são predominantemente rurais, com a produção de culturas e pecuária amplamente praticadas (LBPTC 2010). Em 1995, mais de 80 % de agregados familiares na bacia do rio Limpopo tinha cabras e mais de 50 % tinha gado.

A maioria das operações são a nível de subsistência com alguns empreendimentos comerciais situados no rio Limpopo (FAO 2004). As quintas comerciais tendem a especializar-se na criação de gado e representam 37 % da produção total de cereais e legumes, todavia, representam menos de 1 % de todas as quintas no Botsuana(Aquastat Botswana 2010).

As tendências futuras incluem empreendimentos comerciais de maior escala e empreendimentos intensivos com explorações agrícolas mais pequenas devido a pressões demográficas (por exemplo, viveiros de engorda localizados perto de centros de consumo) (LBPTC 2010).

Agricultura em Lobatse, Botsuana.
Fonte: Vogel 2010
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Examine o comércio de água virtual e a pegada de água dos países da SADC


Investigate the dams of the Limpopo basin


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema Gestão dos Recursos Hídricos